Tornar Homepage      Adicionar aos favoritos       Sugestões
OK
Registo Login

Apoio Jurídico

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

 

 

Princípios Gerais

 

O trabalhador tem direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e saúde asseguradas pelo empregador, sendo este obrigado a organizar as actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho que visem a prevenção de riscos profissionais e a promoção da saúde do trabalhador.

 

O Empregador tem OBRIGAÇÕES no tocante a questões de segurança, higiene e saúde no trabalho?


Sim, o empregador é obrigado a assegurar aos trabalhadores condições de segurança, higiene e saúde em todos os aspectos relacionados com o trabalho, devendo, para o efeito, aplicar as medidas necessárias, tendo em conta princípios de prevenção como:
a) Proceder, na concepção das instalações, dos locais e processos de trabalho, à identificação dos riscos previsíveis, combatendo-os na origem, anulando-os ou limitando os seus efeitos, por forma a garantir um nível eficaz de protecção;
b) Integrar no conjunto das actividades da empresa, estabelecimento ou serviço e a todos os níveis a avaliação dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, com a adopção de convenientes medidas de prevenção.

 

Quem tem competência para inspeccionar o meu local de trabalho, no tocante a questões de segurança, higiene e saúde?


A fiscalização do cumprimento da legislação relativa a segurança, higiene e saúde no trabalho, assim como a aplicação das correspondentes sanções, compete à Inspecção-Geral do Trabalho, sem prejuízo de competência fiscalizadora específica atribuída a outras entidades.
Na verdade, compete à Inspecção-Geral do Trabalho a realização de inquéritos em caso de acidente de trabalho mortal ou que evidencie uma situação particularmente grave.

 

 

Conteúdo fornecido por:

..P-Advogados  

 

 

 

 

Está a esbelecer contacto directo com Grupo ..P-Advogados.

Será enviado o seu nome, contacto telefónico e e-mail, para que estes possam responder a sua questão. Apartir do momento em que envia a questão, a resposta será da inteira responsabilidade do Grupo ..P-Advogados, ficando o MaisEmprego.pt alheio a todo o processo.

 

Escreva a sua questão:

 

 

 FAQ
© 2008 Mais Emprego